29.1.08

E vão duas ilhas

Ser jornalista numa publicação de viagens deve ser interessante.

Este fim de semana tive uma "cheirinho" disso. A ida ao Pico incluiu visita a ilha, refeições em bons restaurantes com provas de gastronomia local e muita simpatia.
o Pico é a 2ª maior ilha dos Açores mas apenas 15 mil habitantes. Os habitantes locais vivem "atormentados" pelos vizinhos do Faial, por quem não tem grande simpatia. Razoes históricas e outras ainda bem presentes, estão na base desta animosidade.
é uma ilha diferente da Terceira, mais vulcânica, mais árida, dominada pela visão da "grande montanha", que tive a sorte de poder ver bem graças a uns dias de tempo aberto sem grandes nuvens. Só faltou mesmo a ida às baleias, animal que domina as Lajes do Pico, não só nas actividades económicas, mas também, fortemente, no espírito e na nostalgia dos seus habitantes mais velhos.

Uma palavra para o nosso guia/condutor, Sr.Jorge, para os companheiros de viagem do Continente e a nossa guia local com o coração no Porto, para os nossos anfitriões, entre os quais destaco o sr Carlos Machado, que foi para aquelas bandas "falar de amor" e foi apanhado por ele.

Sem comentários: